Biodiesel com Resíduos Lácteos
- inquimicaconsultor
- 5 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Gorduras de origem animal e óleos residuais que geralmente são descartados, podem fomentar a produção de biodiesel no Brasil.

A produção de biocombustíveis é permeada pelo dilema entre segurança alimentar e energética, e é provável que em muitos países ocorra o deslocamento de áreas destinadas à produção de alimentos para produção de biocombustíveis. Apesar disso, no Brasil há opções viáveis para que isto não aconteça. O país apresenta uma ampla diversidade de matérias-primas para produção de biodiesel, como gorduras de origem animal e óleos residuais que geralmente são descartados, e podem fomentar a produção de biodiesel.
Há algumas décadas o mundo tem buscado um desenvolvimento sustentável, ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
A necessidade da mensuração confiável dos impactos ambientais apresenta-se como tendência em países líderes na produção mundial de alimentos, como o Brasil. Deste modo, empresas vêm adotando práticas de produção mais limpa, focada no desenvolvimento sustentável.
Resíduos Lácteos
Aliado a demanda por matérias-primas alternativas, o progressivo aumento nos custos de disposição adequada e o baixo desempenho ambiental das medidas adotadas com relação aos resíduos industriais, as indústrias têm direcionado seus esforços para o desenvolvimento de soluções mais efetivas. Assim, a gestão de custos ambientais também se apresenta como um diferencial empreendedor às empresas, tornando relevante a evidenciação contábil desses custos.
Neste contexto, está inserida a Indústria de Laticínios, que tem como principal matéria-prima o leite fresco para produção de inúmeros derivados como queijos, manteiga, leite pasteurizado, ricota, doce de leite, iogurte, requeijão, bebida láctea pasteurizada e outros.
O processamento industrial do leite gera efluentes líquidos, de diversas atividades e que contém resíduos de leite e dos seus derivados, resíduos de detergentes, de produtos químicos diversos diluídos nas águas de lavagem dos equipamentos, pisos, tubulações e esgotos sanitários quando estes não são destinados para rede pública.

Embora a busca de matérias primas ideais, incluam fatores múltiplos e não
facilmente conciliáveis, como disponibilidade, preço, qualidade em relação ao processo de conversão, e sustentabilidade ambiental, resíduos lácteos também podem ser utilizados efetivamente como matéria-prima para a fabricação de outros produtos industriais ou na geração de energia.
Fonte:
Comments